13.12.09

mostra a tua cara

o alexandre disse que o mst era um bando de vagabundos
e que ele pegaria em armas se fosse preciso
para defender a edícola do fundo da sua casa
de receber uma família de retirantes nordestinos
como imaginava que a reforma agrária seria
obrigados a ter porcos em casa como em cuba

a gente tinha dezesseis anos e ficava na rua conversando essas coisas
entre outras

mas depois que o lula ganhou a presidência
pode ser coincidência com eu ter feito uma faculdade de esquerda
a esperança não venceu o medo?

que meu pai tinha um quadro do che guevara na parede
e desenhava suásticas na mesa do restaurante
minha vó dizia que o lula era da foice e do martelo
cortar pescoços martelar cabeças
jorrava sangue inocente na bandeira vermelha
e votaria no collor
mas ela nunca teve título de eleitora

agora que todo mundo gosta do nosso presidente
(menos o meu tio, que tem jet ski e filial na bahia)
e a gente sente a prosperidade nas ruas
mesmo com as enchentes os ciclones a guerra do crime no rio de janeiro

eu penso na política externa do país
e fico emocionado com as possibilidades
de viver numa democracia protocomunista
em que a faxineira tem tv a cabo
e os dois filhos fazem faculdade

(a alegria é a prova dos nove)

ao mesmo tempo
que os meios de comunicação de massa do país
propriedades de oligarquias centenárias
seguem, uníssonos, numa desmoralização baixa e burra do atual governo
o que abala e muito o meu cinismo

*

vendo isso e isso.

*

e lembrei disso

Nenhum comentário:

Postar um comentário