17.8.09

memória escolar

1.

ANÁLISE DO FILME: VIDA DE INSETO

Questões a serem analisadas:

- Como eram os relacionamentos: formigas, gafanhotos, outros insetos
- Como era a comunicação entre eles
- Quais estilos de liderança
- Relacionar criatividade, qualidade no atendimento, MKT pessoal e motivação (relacionar também c/ a hierarquia de Maslow)

2.

Observando o poema 51 de Catulo e a ode "Parece-me par dos deuses" de Safo persebemos que o primeiro é uma imitação do segundo, que se apropria de sua temática amorosa. Na poesia de Safo podemos destacar o tom delicado nos aspectos sonoros, a exaltação do amor erótico, das sensações físicas, uma linguagem mais elaborada, para Safo, por amor tudo é permitido. Já na poesia de Catulo notamos a superioridade aos deuses, uma linguagem mais trivial, referência a uma distância da pessoa amada, contemplação feita no ócio, no sentido de reflexão. Safo ainda diz respeito à loucura e iguala-se aos deuses. Ambos dedicam os poemas à Lésbia mas, em Safo isso não fica claro, enquanto em Catulo o nome dela é declarado.

3.

5. Analise o poema "Testamento", de Manuel Bandeira, em Lira dos cinqüent'anos, mostrando como se articulam as estrofes quanto ao sentido, vendo relações entre as imagens e a sintaxe das estrofes.



--------------------------------------------------


Um comentário: