29.8.11

o fim do mundo

o macaco / melancólico / parou do galho em galho / e se prostrou num arbusto baixo e cheio / mocozado qual japonês em selva na segunda grande guerra / mas o macaco olha e não tem guerra

"hoje no nosso programa nós vamos falar blablablá esse simpático símio da américa do sul blablablá famoso por suas gracinhas blablablá vive sempre em bando"

o macaco olha a equipe de filmagem e não tem vontade de sair. em outros tempos fui grande estrela de série de televisão e alegrava a criançada. hoje não tou com casca para a banana.

ou então:

notou-se, biólogos televisão curiosidade pela vida selvagem, melancolia na floresta, amuados bichos focinhos mornos aventou-se hipótese de envenenamento. grupos de proteção ambiental participantes se amarraram em árvores como forma de protesto. vinha a onça comia os manifestantes depois deitava-se na beira do rio, triste de barriga cheia.

naquele tempo que a onça não bebia água.

tentaram tudo as autoridades brasileiras presidenta pronunciou-se "companheiras companheiros da floresta". eu, que estava depois do rio da prata, fiquei sabendo pelos jornais. as autoridades tocaram samba em alto-falantes espalhados da mata atlântica à amazônia. de noite, às vezes, se ouvia o uivo quieto de um sagui esquecido.

os bichos lembraram deles mesmos.

e foi como começou a grande mudança social. deram um número de registro pra cada um e uma função na economia crescente. muitos foram aproveitados na construção da usina hidrelétrica de jirau, pois não lhes interessava qualquer luxo que os humanos querem ter. tamanduás puxando cordas, emas carregando blocos, os animais se deixaram levar pensando "ai de mim", pensavam

ai de mim.

(menos os tatus. tatu, que é bicho da terra acostumado, cada um ia prum canto do subsolo. esperava os guardas se distraíssem e saíam um pouco à noite, pra ver o escuro)

história dos bichos, que aflitos. a psicanálise quis entender. mas bichos não falam.

quiseram interrogar um papagaio. ele só dizia "nunca mais". diagnosticaram desvio de gênero.

e assim termina a história.

deus, que até então não tinha se manifestado, percebeu que a criação tinha dado com os burros n'água. mandou jesus de volta. jesus arrebatou pros céus o silas malafaia e todo o resto das pessoas que achavam que iam pro céu. mandou o resto das pessoas pro inferno e deixou aqui os bichos. pros bichos não ficarem sozinhos, deus disse "olhem as pedras". e as pedras, que já existiam, sopradas pelo espírito do senhor continuaram sendo pedras, mas todo mundo olhou pra elas.

deus apareceu depois do fim da história porque deus é eterno.

eu continuo aqui porque, pelo menos por enquanto, também sou eterno.

agora vou embora porque preciso fazer outras coisas. tenho que construir jirau. sou onça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário